java.sql.SQLException: ORA-00942: table or view does not exist
Até que você descubra que pode haver algum problema com o sexto registro da tabela, você perde um bom tempo tentando encontrar algum problema de lógica ou alguma desatenção sua. Até mesmo bufa de raiva achando que é algum bug do Oracle. E de certa forma é.
No meu caso descobri que o erro acontecia quando inseria textos grandes demais em uma coluna clob. Encontrei então um documento da oracle explicando como gravar clobs no oracle utilizando JDBC. O macete é configurar o JDBC com o parâmetro SetBigStringTryClob, assim:
Properties propriedades = new Properties();
propriedades.put("user", "meuUsuario" );
propriedades.put("password", "pensaQueVouTeContar?");
propriedades.put("SetBigStringTryClob", "true");
return DriverManager.getConnection("jdbc:oracle:thin:@meuserver.com:filmes", propriedades);
Fazendo isso o estranho erro parou de acontecer. De certa forma acredito que este é um bug do Oracle, pois no mínimo a mensagem de erro deveria ser algo informando que o tamanho do valor excede o permitido na coluna. Ou até informando que não foi possivel inserir devido a erros no preenchimento da coluna tal.
Contudo, essa não foi a unica vez que este erro aconteceu comigo. Ao inserir dados em um campo blob o maldito "table or view does not exist" deu as caras novamente. No caso eu errei o tipo de dado utilizando setString. Mas dessa vez eu já estava calejado, então bastou verificar que para inserir blobs bastaria fazer algo como o mostrado abaixo:
byte[] arr = new byte[] {0,1};
ByteArrayInputStream b = new ByteArrayInputStream(arr);
statement.setBinaryStream(i, b, b.available() );
Mas que fique bem claro que o fato de eu estar inserindo clobs e blobs no banco não quer dizer que eu ache isso uma boa prática e que eu recomende. Ao contrário, acredito que seja melhor na maioria das situações que esses dados fiquem no sistema de arquivos.