sábado, 6 de junho de 2009

DynamicStream garantindo compatibilidade com flash 9

Ao implementar o DynamicStream em seu flash, teoricamente pararia de funcionar em clientes com a versão 9, pois algumas das classes e métodos necessários para seu uso só estão disponíveis apartir da versão 10.

Para evitar isso a Adobe disponibilizou um artigo mostrando como integrar o DynamicStream em um player antigo, para que só utilize o recurso novo quando o plugin do cliente estiver na versão 10, garantindo assim a compatibilidade. Este artigo possui até mesmo um exemplo, que embora funcione sem problemas em flash 9, quando integrado em outros projetos não funciona.

O problema é um bug na classe de referência que a Adobe oferece em diversos de seus artigos sobre essa funcionalidade. O erro fica evidente quando utilizamos um flash player debugger de versão 9 sobre o swf gerado, até mesmo os de exemplo da empresa.

verifyError: Error #1053: Illegal override of play2 in DynamicStream.

Esse erro ocorre porque a classe DynamicStream de referência sobrepõe o método play2 de NetStream apenas para anulá-lo. Com isso o plugin fica obrigado a verificar a existência do método play2 em NetStream e acaba dando o erro, pois tal método só está disponível apartir da versão 10.

Removendo esse método da classe DynamicStream de referência, tudo passa a funcionar, pois o acesso aos recursos existentes nas versões maiores ficam restritos ao conteudo dos métodos, que só serão avaliados em tempo de execução.

Não fosse o Bruno FMS me dar a dica do flash player debugger, perderia mais um bom tempo testando diversos artíficios para tentar fazer o código rodar em flash 9.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Iptable para testar fallback para rtmpt no flash

Para testar se o fallback do seu flash player está funcionando corretamente, e acessando o flash media server pela porta 80 com rtmpt, basta configurar seu iptables para rejeitar ou deletar os pacotes da porta 1935, que é a padrão do FMS:

sudo iptables -A OUTPUT -p tcp --dport 1935 -j REJECT

ou

sudo iptables -A OUTPUT -p tcp --dport 1935 -j DROP

Sem esquecer de ao finalizar seus testes limpar o iptables para continuar seus testes:

sudo iptables -F