segunda-feira, 23 de abril de 2007

Aplicações BPEL e SOA com Oracle no Sun Tech Days

Com essa palestra finalmente aprendi o que é BPEL e para que serve. Relutei muito em ler sobre o assunto, mas não teve jeito :) Segundo a palestra utilizamos o BPEL quando precisamos chamar vários webservices em sequências.

Achei muito interessante, mas a idéia de programar via XML não me agrada. Estruturas condicionais e loops num XML são coisas que nunca me agradarão. Contudo, o fato de ser XML torna a customização de um workflow mais fácil de ser manejado por um programa, como o da Oracle que foi exibido na palestra.

Algumas tags de atividades que foram mostradas são <receive> que recebe a requisição de um cliente, o <reply> que retorna a requisição para o cliente e o <invoke> que chama um webservice. E algumas tags de estrutura que foram mostradas são <sequence> que faz com que as atividades em seu interior sejam executadas em sequencia, <flow> que faz com que as atividades em seu interior sejam executadas em paralelo e <switch> que tem a mesma responsabilidade de um switch programático.

Outra coisa interessante mostrada nessa palestra foi como é formado um arquivo WSDL. Primeiro os tipos de dados, depois as mensagens, os ports referenciando as mensagens, os bindings e finalmente o service.

Um comentário:

  1. No site da Oracle da pra baixar o SOA Suite e brincar em casa mesmo com processos BPEL dele. Só não sei o quão legal tu vai achar ficar brincando no JDev :)

    ResponderExcluir