quinta-feira, 10 de maio de 2007

Como utilizar o ForEach Controller do JMeter

A estrutura de repetição, ForEach Controller do JMeter exige que existam váriaveis definidas com um padrão contendo um prefixo seguido de um número sequencial (Exemplo: x1, x2, x3, ou , n_1, n_2, n_3). Para definir um grande número de váriaveis sem grande esforço, pode-se utilizar um CSV Data Set Config que define váriaveis apartir de um arquivo texto.

No campo "Filename" do CSV Data Set Config indica-se o path de um arquivo de texto contendo os valores separados por vírgula (Exemplo: 10,56,345,12). A seguir no campo "Variable names" define-se um nome de váriavel para cada valor definido no arquivo texto. Assim, se no arquivo texto tiver cinco valores, devem ser definidos cinco nomes de váriaveis (Exemplo: n_1,n_2,n_3,n_4,n_5).

No ForEach Controller deve-se indicar o prefixo da váriavel em "Input variable prefix". Se o padrão de váriaveis suas possuir um _ antes do número, pode-se marcar a opção "Add _ before number". O campo "Output variable name" recebe o valor da variável que receberá o valor de uma das variáveis a cada iteração. Ou seja, a primeira vez que executar o valor será de n_1, na segunda vez será de n_2 e assim por diante.

Assim, os itens que estiverem dentro do ForEach Controller passam a poder utilizar a váriavel definida em "Output variable name" utilizando um padrão parecido com de Expression Language do JSP 2.0: ${nomeVariavel}.

Nenhum comentário:

Postar um comentário