sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Problema com as bordas das janelas usando o Beryl

Esse sim foi um sufoco. O Beryl não queria funcionar de jeito nenhum no meu Ubuntu. Diversos probleminhas foram faceis após simples pesquisas no google. Mas o problema maior não tinha resposta alguma. Quando o beryl estava rodando as bordas das janelas não apareciam de jeito algum.

A mensagem de erro do Beryl que me fez acordar para a razão do problema foi a seguinte:
beryl: decoration: property ignored because version is 20070319 and decoration plugin version is 20061011

Percebi que devia haver alguma incompatibilidade entre a versão do beryl e a do emerald ou coisa parecida. E realmente havia. O jeito foi achar uma denominador comum entre a versão do emerald, beryl e demais libs. Para fazer isso precisei fazer um downgrade da parada toda:
sudo apt-get install beryl=0.1.9999.2~0beryl1 
beryl-core=0.1.9999.2~0beryl1
beryl-manager=0.1.9999.2~0beryl1
beryl-plugins-data=0.1.9999.2~0beryl1
beryl-settings=0.1.9999.2~0beryl1
beryl-settings-bindings=0.1.9999.2~0beryl1
emerald=0.1.9999.2~0beryl1
libberyldecoration0=0.1.9999.2~0beryl1
libberylsettings0=0.1.9999.2~0beryl1
libemeraldengine0=0.1.9999.2~0beryl1
emerald-themes=0.1.9999.2~0beryl1 -V

O engraçado é que ontem de madrugada, depois que fiz o downgrade, não funcionou. Mas isso porque eu tinha configurado meu Beryl Manager para utilizar o Window Manager do Compiz, pois este funcionava bem. Contudo, com essa versão mais antiga do beryl, o Compiz parou de funcionar. Mas isso não tentarei consertar, ninguém precisa desse Compiz. Bastou então setar no Beryl Manager o Beryl como Windows Manager para tudo funcionar.

Olha a foto de como ficou meu cubo :)

Cada dia que passa me convenço mais da facilidade do Windows. Mas até que é divertido brincar com esse Ubuntu.

3 comentários:

  1. Fala Tiago, parece ser muito maneiro o Beryl, você falou das facilidades do windows, você não acha que vale a pena um desenvolvedor usar uma estação com um ubuntu?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bom, essa é uma discussão que rende :) mas o que percebo é que com o ubuntu perde-se muito tempo com configuração da máquina, sempre falta alguma lib pra algum programa ou tem que mecher em alguma configuração. No Windows é tudo pa-pum :P Deu pau é só reiniciar :)

    ResponderExcluir
  3. Só que o Windows dá pau demais... Mudei pro Linux por causa da minha conexão ADSL... no Windows, aquele lixo da Telefonica caía depois de umas 3 horas conectado, no máximo... não consegui arrumar... meu Windows (XP SP2) vivia dando pau e travando minha máquina... era muito pesado pra mim (Notebook Toshiba Satellite Pentium Centrino 1.7GHz 1G RAM etc... e o DVD da Toshiba instala um monte de porcaria, quando eu as removia o sistema ficava instável e começava a dar pau...

    Instalei o Ubuntu e até agora sou muito feliz, só sinto falta de instalar Prince of Persia ou Pro Evolution Soccer mas tudo bem, to sem tempo pra joguinhos (e tenho um DS que me viro mtu bem pra distração em viagens)... Quanto aos pacotes pra completar os programas do Ubuntu... Não precisa baixar tudo de novo se precisar formatar alguma vez, basta instalar o APTonCD, assim vc cria uma imagem de CD com todos os pacotes que vc baixou, e queima num CD, assim vc pode recuperar tudo mais facilmente.

    E o Ubuntu, consome muito menos os meus recursos, sendo mais leve que o XP (e bem mais rápido). E minha conexão ADSL nunca mais caiu :)

    Abraço

    ResponderExcluir